EX OFFÍCIO / Marcelo Paraíso Silva

Utilizando-se de poucas palavras, o autor transmite cargas de sentimentos, percepções, contestações e constatações em relação à vida e para a vida que o cercava durante o período “contado” neste livro. Período de mudanças abruptas com mudança de cidade, de estado, de culturas, de rotina, de salário; mudança de adolescente para adulto – dezoito anos. A vida, que era uma felicidade só, de repente apresenta a sua outra face: a dor – lapidadora do ser humano no seu inevitável caminho de evolução da alma.

É com muito bom humor e algumas vezes, depressão, que nos é contada essa “viagem” (física e mental) por um período de dez anos, no qual percebe-se que, a mesma cidade que a princípio causou-lhe tanta estranheza e desagrado, com o passar do tempo torna-se-lhe agradabilíssima para viver, vindo a ser, inclusive, junto com Salvador, Andaraí-BA e Rio de Janeiro, uma de suas cidades do coração.

Neste livro, escrito meio em prosa meio em verso, o autor traz fragmentos íntimos sobre sentimentos, situações, mudanças, aventuras e família. São retratos das frustrações, alegrias, tristezas e coragem de quem, no auge da juventude nos idos anos 80, se viu obrigado a mudar de cidade pelas imposições de um novo ofício. A partir daí, os relatos surgem em textos produzidos à época, quando o escritor vivia em meio ao seu turbilhão de emoções. Marcelo Paraíso, um homem de ideias e ideais, cativa o leitor levando-o a se identificar com situações e emoções com as quais já tenha se deparado. Ex Offício se mostra uma leitura singela e verdadeira, cujo texto rápido e agradável é ideal a este nosso tempo corrido em que horas passam como frações de segundos e dias se transformam em noites num piscar de olhos. Mas, sobretudo, é uma leitura ideal para quem ama a vida e entende que cada momento da nossa existência, por mais simplório que possa parecer, pode revelar um valor inestimável, assim como o faz Marcelo Paraíso.
Gabriel Serravalle - Jornalista

Nascido em Salvador em dezembro de 1961. Fora sempre uma criança com um misto de amadurecimento por um lado e cabeça no mundo da lua por outro. Tivera a infância tranquila e bem divertida em um Brasil do final dos anos 60. Aos quinze anos faz o prestigiado curso de habilitação bancária promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A., forma-se escriturário aos dezoito anos e, é mandado inesperadamente – junto com toda sua turma de forman-dos – para pequenas cidades do interior espalhadas por Bahia, Sergipe e norte de Minas para assumirem seus efetivos postos na empresa. Tem seu “batismo” no meio literário em 1989, aos 28 anos, quando participa de uma coletânea para amadores, intitulada Mil Poetas Brasileiros/ Toni Carré Editora. Em 2007 alcança o 2º lugar no concurso de contos promovido pela EDC Publicações Editora e UNI-A (Universidade Corporativa das Américas) com o conto Faça Um “Curta” em Sua Cabeça e Use Como Título: “Um Possível Pesadelo” .

Serviço:

Ex Offício
O Homem, O Menino e a Viagem
Marcelo Paraíso Silva
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3546-0
Formato 14 x 21 cm 
92 páginas
1ª edição - 2017
Preço: R$ 35,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech