NOITE EM CLARA / Sidney Nicéas

"A primeira manhã que nunca fui também não existiu. Pálpebras fingidas a simular ausência. Torpor. Ela mergulhou tão em si que retornar não parecia ser mais possibilidade. O verde agora era somente mato... Não havia sol que a refletisse. Não havia rumo que a conduzisse. Não havia vida que burlasse o gosto amargo do sêmen que teimava em queimar sua pele, seu sexo, sua alma. Ainda estava lá sozinha. Mato e morro em mim. Horas de inconsciência. Morte em vida. O resgate só veio após a vergonha. As fardas com sirenes e armas. O hospital. Os depoimentos. Mas ela não estava ali. Eu não mais era. Minha juventude, meu vigor, minha virgindade, minhas peles agora marcadas... Minhas forças. Eu. Nada mais. E fui-me abrupta. No leito, ela mergulhou mesmo em si. Dormir seria agora sua sina. Há sempre uma promessa de sonhos para quem se recolhe...”

Com uma narrativa em fragmentos, Sidney Nicéas explora uma técnica peculiar para espelhar em palavras os meandros da mente humana, revelando uma mulher vitimada pela violência e jogada à prisão de si, traduzindo dores e sensações que farão o leitor se identificar com o pandemônio de emoções do mundo moderno. Anoiteça em Clara...

Sidney Nicéas tem sua obra focada nos dilemas humanos, especialmente os que envolvem a vida social, mergulhando sempre na mente e nos universos de personagens que geram identificação com o leitor. Com projetos em outras áreas artísticas, como o cinema e o teatro, o autor se consolidou na literatura, rompendo, inclusive, as fronteiras brasileiras, tornando-se hoje um dos nomes emergentes da literatura nacional. Noite em Clara é seu quinto livro publicado.

Sidney Nicéas é uma surpresa para a literatura brasileira, sobretudo pela qualidade lírica dos seus textos. O que constitui uma surpresa maior ainda: lirismo é uma tendência literária que tende a desaparecer completamente, sobretudo num País em que se confunde lirismo com romantismo. Mas Sidney já definiu os seus caminhos literários e sabe como realizar a obra. Este é o diferencial deste autor: encontrar seus temas e sua linguagem logo nas primeiras obras, o que não é comum entre os mais novos. Quase sempre o escritor encontra seu universo ao longo da carreira, até mesmo com a intervenção dos críticos que vão, pouco a pouco, idealizando a ficção do escritor, antes mesmo que ele o defina. Por isso, o romancista Autran Dourado costumava advertir que o jovem escritor não deve nem pode se transformar em personagem da crítica. Assim: os livros iniciais são elogiados, exaltados, premiados, e o autor, até por causa da imaturidade, acha que alcançou os melhores resultados e passa a repetir temas e linguagens. Não evolui, não avança; antes de conquistar o seu verdadeiro caminho, já está esgotado. Está claro que Sidney Nicéas não corre esse risco, por tudo o que já foi dito. O leitor encontra aqui uma obra pronta, definida, que pode ou não sofrer alterações ao longo da carreira, mas com uma mensagem já resolvida para ser interpretada e amada.
Raimundo Carrero - Escritor

Serviço:

Noite em Clara
Um Romance (e Uma Mulher) em Fragmentos
Sidney Nicéas

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-4779-1
Formato 14 x 21 cm 
180 páginas
1ª edição - 2016
Preço: R$ 38,00

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Portal do Escritor 
Divulgação de Autores e Livros da Scortecci

FALE CONOSCO

 
Nipotech