O SOM ELGART / Joaquim Gaspar Machado

O livro narra a vida musical dos bandleaders norte-americanos Les e Larry Elgart e o Som Elgart da orquestra, que foi um dos mais famosos mundialmente. Todas as gravações estão especificadas em formatos de discos de 78, 45 e 33 rpm e descritas bem como as passagens de Les Elgart no Brasil em 1987 e 1989. O livro é destinado aos fãs e músicos de bigbands bem como ao público que aprecia a boa música.
"Bem a caminho de se tornar o rei dos bailes universitários da nação, Elgart lidera um moderno conjunto musical que alegremente reflete os aspectos dos sofisticados gostos da América jovem e dançante."
Da contracapa do LP Sophisticated Swing, CL 536 de 1953

Joaquim Gaspar Machado - Já ao nascer, o paulistano foi embalado pelos sons das grandes big bands que seu pai ouvia através dos programas em português, de ondas curtas, da Voz da América e da BBC de Londres, que eram levados ao ar todas as noites e ouvidos através do rádio General Electric que a família, então, possuía. Sem dúvida aqueles sons marcaram profundamente sua vida. Em 1958 iniciou sua coleção de gravações de big bands ao adquirir um disco 78 rpm da orquestra de Les Elgart após ouvi-la num programa de rádio de uma emissora de São Paulo. Foi um típico caso de "amor ao primeiro som". Anos mais tarde, ele se tornaria amigo particular de Les e seria o responsável por sua vinda, em 1987 ao Brasil, único país em que ele tocou, até então, fora do eixo Estados Unidos-Canadá. Sua formação acadêmica é Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Quanto à música, foram anos e anos de estudo sobre a história das grandes big bands norte-americanas, baseando-se em leitura de revistas norte-americanas sobre jazz, bem como pesquisas em livros que foram lá editados sobre o assunto. Na década de 80, atuou como produtor e consultor em alguns programas que focalizaram a orquestra, como "Swing Show" (Rádio Excelsior de São Paulo), "Encontro com Roberto Corte Real" (Rádio USP FM) e "Jazz Improviso" (Rádio Cultura FM) e, também, foi pintor de temas jazzísticos, promovendo em 1988 a mostra individual "Jazz: Visão e Sentimentos" na famosa casa noturna paulistana Opus 2004. Dentre os amigos e conhecidos que teve no campo musical das big bands, podemos destacar os bandleaders Les Elgart e Bob Crosby, que era irmão de Bing Crosby; a cantora Fran Warren, da orquestra de Claude Thornhill; a crooner Martha Tilton, da orquestra de Benny Goodman; o trumpetista Zeke Zarcky, da Banda Militar de Glenn Miller; e o compositor, arranjador e maestro Ray Conniff.

Serviço:

O Som Elgart
Joaquim Gaspar Machado

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-3415-9
Formato 14 x 21 cm
312 páginas
1ª edição - 2014

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home