O MOÇO E O ÓCIO / Natália Brandão

O Moço e o Ócio mostra a realidade da espera e dos altos e baixos no dia a dia. Em textos soltos assinados pela Moça são descritos  os vários estágios que o nosso próprio caos interno atinge, quando optamos pelo incerto. Uma casa, uma vitrola, algumas pontas soltas e a esperança cotidiano de ver o Moço adentrar pela porta.

Vesti sua camisa dos Strokes essa manhã e ri das reclamações sobre eu usar mais as suas camisas do que as minhas. Tem uma paz indecente entre a gente, gritando o nosso desleixo com tanto sentimento. Da cozinha, dá pra ouvir o disco do The Doors abrigando a vitrola, algo sobre "Quem você ama agora?". E quem vai dizer que é mesmo amor o que a gente é daqui de dentro? Ninguém vai arriscar ser o primeiro a dizer que sente, a dizer que não mente quando fala em ficar. Ninguém vai querer as obrigações de ser o primeiro a chegar e o último a partir, mas vai ter sempre alguém querendo voltar. Da transcendência ao orgulho, quando a saudade diz a quem pertence nosso coração. É esta a vida que eu escolhi pra ter, pra brincar de ser você e pra gente não ter que ir embora, mesmo que o drama seja exagero e a loucura transparência. Saudade tem nome, endereço, barba, camisa de banda e sorriso frouxo. Saudade tem abraço largo, braço magro, tom irritante e quase nada de drama. Saudade tem olhos cheios, cara de sono, suavidade e um riso estranho. Saudade tem tatuagem, discos, livros e bobagens que me inspiram. Saudade tem música, letras, acordes e lembranças, que me irritam. Saudade tem filme, coleções, desamores e inconstâncias, que me perdem. Saudade chama moço, chama ócio, chama amor e descaso no mesmo espaço. Saudade soma, some, subtrai e multiplica na mesma fração de segundo. Saudade é quase de inteiro você, moço, e dessa bagagem toda que você traz quando chega em casa.

Natália Brandão nasceu em Paraíba do Sul (RJ), tem 21 anos e é aluna de Gestão Ambiental na UFRRJ. Começou a escrever textos soltos aos 17 anos e dois anos depois deu vida a este livro, O Moço e o Ócio.

Serviço:

O Moço e o Ócio
Natália Brandão

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3431-9
Formato 14 x 21 cm 
88 páginas
1ª edição - 2013

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home